Livros

Etiqueta Moderna – O manual das novas boas maneiras

Smartphone à mesa: sim ou não? A mulher pode ou não pagar o jantar? Devemos saber estar nas redes sociais? Que roupa vestir para uma entrevista de emprego? Com se faz networking? E como se constrói uma imagem profissional? O mundo e a sociedade estão a mudar. Todos os dias, as novas gerações operam transformações nos comportamentos face às gerações anteriores. Porém, conceitos como civismo, bom senso, saber-estar, cortesia, boa educação, urbanidade, tradição ou boas maneiras não perderam atualidade. Por isso, a etiqueta é hoje mais importante do que nunca, ainda que numa versão transformada e modernizada. Foi com o intuito de dar corpo a um novo paradigma da etiqueta e das boas maneiras que Vasco Ribeiro, professor universitário na área do turismo e da hotelaria e especialista em etiqueta, desenvolveu este pertinente manual. Etiqueta Moderna é um livro prático que, adaptando e atualizando as regras clássicas, apresenta uma versão renovada da etiqueta.

Em tempos de grande sofisticação tecnológica, este livro dá a conhecer os preceitos e os comportamentos corretos em ocasiões e contextos aos quais a etiqueta clássica não sabia dar resposta. Dos princípios gerais da etiqueta moderna, passando pelos eventos, pelo emprego, pelo estar à mesa, por receções em casa ou por viagens para outros países, este livro é o melhor aliado de quem pretende apresentar sempre a melhor versão de si mesmo.
Com prefácio de Ricardo Carriço

Cortesia, Etiqueta & Protocolo na Hotelaria de Luxo: do Hoteleiro ao Hóspede

O meu livro “Cortesia, Etiqueta e Protocolo na Hotelaria de Luxo: do hoteleiro ao hóspede” há muito que merecia um lugar cativo no domínio da hotelaria de luxo, essencialmente pela pertinência das temáticas nele explanadas. É uma obra pioneira em Portugal, nunca antes desenvolvida da forma como este livro o faz.

Com entrevistas de quem, em Portugal, melhor domina a etiqueta e protocolo a nível político, empresarial e social: José de Bouza Serrano, Isabel Amaral, João Micael e Paula Bobone, respetivamente. Conheça ainda as best practices, através de entrevistas, de um elenco de profissionais e diretores de unidades hoteleiras de luxo em Portugal.