Etiqueta Moderna no Trabalho

Saiba como a falta de etiqueta moderna pode prejudicar a sua reputação na sua carreira profissional. Na realidade, todos os dias surgem novas profissões e novas formas de as exercer. Embora existam empresas com um ambiente menos formal, mais descontraído e amigável, dominar as regras de etiqueta moderna é essencial e faz toda a diferença no mundo do trabalho.
Mas, afinal, sabe mesmo comportar-se com etiqueta moderna no trabalho?
Fique, então, a conhecer as 15 principais regras de etiqueta moderna no trabalho, para evitar e gerir situações inesperadas no local de trabalho.

1 – Pontualidade
É a regra mais intemporal de sempre e para sempre, sendo por isso transportada na íntegra para os tempos modernos! A falta de pontualidade é por si só uma falta de etiqueta e torna-se mais grave se não avisar.

2 – Fechar a porta ao entrar e sair de reuniões de trabalho
Esta é daquelas dicas em que não se pode facilitar. Feche sempre a porta quando entra para uma reunião e proceda da mesma forma quando sai mais cedo antes da mesma ter terminado.

3 – Precedências na apresentação de colegas de trabalho
Tome nota que a regra básica é simples: deve sempre apresentar a pessoa de menor categoria profissional à de maior categoria, independentemente de ser homem ou mulher.

4 – Cumprimento profissional: apenas o aperto de mão ou também um beijo?
Em caso de dúvida, deve cumprimentar de pé e com um aperto de mão a pessoa que chega. Se for uma senhora porque não, então, substituir o aperto de mão pelo beijo? Se a senhora demonstrar esse sinal é preferível cumprimentá-la com um beijo, senão com um aperto de mão.

5 – Vestuário formal ou informal?
Depende do tipo de empresa, seja uma micro, pequena, média ou grande empresa (como é por vezes o caso das multinacionais), e depende, também, do tipo de profissão, isto é, se é aceite um estilo formal ou informal. Neste caso, tente ir ao encontro da imagem da empresa onde trabalha ou que virá a trabalhar.

6 – Respeitar a proximidade entre chefias: nem 8 nem 80!
Na vida profissional o saber evitar demasiadas aproximações e distâncias é uma habilidade que deve ter sempre presente e assegurar que a coloca em prática no dia-a-dia do trabalho.

7 – Elogios ao seu chefe ou patrão: sim, por que não?
A questão não está no facto de poder elogiar o seu chefe ou patrão, mas sim como deve passar a fazer. Nunca faça elogios na presença de outros colegas.

8 – Telefones & telemóveis
Quantas vezes é que se torna inevitável atender uma chamada quando recebemos ou estamos com alguém numa reunião ou almoço de negócios? Deve comunicar à pessoa que está consigo dessa possível necessidade antes de o usar, para que essa pessoa não se sinta menos importante do que quem lhe está a ligar. Atualmente, já não faz qualquer sentido não se fazer acompanhar do telemóvel neste tipo de situações.

9 – Tom de voz
Não fale demasiado alto em qualquer situação, seja num ambiente de stresse ou menos agradável para si. Falar muito baixo também não é o tom de voz correto, porque poderá transparecer igualmente uma imagem negativa de si, ficando desta forma malvisto. Falar num tom médio e afável é o tom de voz mais adequado e valorizado no mundo empresarial e ambiente corporativo.

10 – Perfumes
• Mulheres: devem usar uma fragrância fresca e ligeira durante a manhã até meio da tarde, e fragrâncias fortes ao final da tarde e à noite.
• Homens: devem usar aromas frescos diariamente (manhã, tarde e noite), sendo certo que algumas composições já são consideradas quentes por natureza (lavanda, couro, especiarias, madeira).
• O mesmo acontece com o tipo de desodorizantes e creme (mãos/rosto) unissexo intensos. É recomendável trocar por outros mais discretos.

11 – Evitar 6 gestos de etiqueta que o denunciem

  • Não esfregue as mãos: transmite uma expetativa elevada face a bons resultados e pode não corresponder à realidade;
  • Não esfregue o polegar: significa que quer mais dinheiro;
  • Não virar as palmas das mãos para fora: pretensão de manter a distância;
  • Não esfregar o olho, desviar o olhar, coçar a orelha e afastar o colarinho: indicam que não está a dizer a verdade;
  • Não cruze os braços: revela que não sabe ou não entende o assunto em que está a participar;
  • Não encolha os ombros: denota uma postura defensiva e negativa.

12 – Comparar ordenados
A comparação de ordenados é das piores coisas que pode fazer no local de trabalho. Para além de originar desconforto e rivalidade entre os colegas, também não potencia um bom ambiente de trabalho entre todos. Nunca pergunte ou diga a um colega qual o respetivo ordenado!

13 – Confessionário profissional
Quando tiver alguma conversa sobre algum problema que o perturba a nível profissional, opte por fazê-lo de forma discreta e subtil com o seu colega em quem mais confia, melhor conhece e lida, profissionalmente falando. É muito mais seguro que o faça oralmente, seja num intervalo, numa pausa para café ou refeição

14 – Trate e fale sempre bem com todos os seus colegas de trabalho, quer os adore ou odeie
Nunca faça a distinção entre colegas que adora e simpatiza, e colegas que odeia e não suporta. Trate todos do mesmo modo e nunca falta ao respeito a nenhum!

15 – Datas de aniversário
Anote sempre na sua agenda digital as datas de aniversário do seu chefe e dos colegas de trabalho mais próximos.